A CIÊNCIA EXATA

A matemática (do grego máthēma [μάθημα]: ciência, conhecimento, aprendizagem; mathēmatikós [μαθηματικός]: apreciador do conhecimento) é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Ela envolve uma permanente procura da verdade. É rigorosa e precisa. Embora muitas teorias descobertas há longos anos ainda hoje se mantenham válidas e úteis, a matemática continua permanentemente a modificar-se e a desenvolver-se.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SISTEMAS LINEARES


A Cifra de Cérsa

 Também conhecida como cifra de troca, código de César ou troca de César, é uma das mais simples e conhecidas técnicas de encriptação que consiste em uma substituição em que cada letra do texto é substituída por outra, que se apresenta no alfabeto abaixo dela um número fixo de vezes. Por exemplo, com uma troca de 3 posições, “A” seria substituído por “D”, “B” viraria “E” e assim por diante. 

Exemplo: Resolva o seguinte sistema usando a regra de Cramer:
x + 3y - 2z = 3
2x - y + z = 12
4x + 3y - 5z =
6

Quem sou eu? Prefiro dizer O QUE sou eu! Mais a tarefa não será tão simples... Podes descobrir resolvendo este Sistema Linear, e, após encontrar a solução, fazer a relação Número-Letra e, por fim, decodificar a mensagem com a Cifra de César. Será surpreendente...





Portanto, pela regra de Cramer, teremos:


x1 = D x1 / D = 120 / 24 = 5
x2 = D x2 / D = 48 / 24 = 2
x3 = D x3 / D = 96 / 24 = 4
Logo, o conjunto solução do sistema é S = { 5, 2, 4 }

Exercício  proposto: 
2x – y +2z = 2 
x + 10y – 3z = 5 
-x + y + z = -3 



Um comentário:

  1. O que o conjunto solução (S={5,2,4}) tem haver com a cifra de Cesar? Tentei colocar as letras com as posições 5 2 e 4, mas não deu certo.

    ResponderExcluir